PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Médico Missionário e o Naturalista.

Em 1809 nasceram dois meninos no Reino Unido: um, em Shrewsbury, na Inglaterra; e o outro, em Mount Florida, na Escócia. O primeiro se chamava Charles; e o segundo, Robert, e este era sete meses mais novo do que aquele. Charles era filho de uma família muito culta, e Robert, de uma família rica. Os dois rapazes talvez nunca tenham se encontrado.

Ambos, porém, foram estudar medicina na Escócia no mesmo ano, em 1825, quando contavam com dezesseis anos de idade; Charles, na Universidade de Edimburgo, e Robert, na Universidade de Glasgow. Depois de formados, ambos fizeram longas viagens de navio no exercício de suas profissões. Charles, como naturalista, deu uma volta ao mundo, numa viagem que durou quase cinco anos. Robert, como médico de bordo, foi duas vezes até Bombaim, na Índia, tendo a oportunidade de conhecer muitos portos, inclusive Funchal, na Ilha da Madeira. Tal como Robert faria mais tarde, Charles também esteve no Brasil, embora apenas em rápidas incursões. Os dois ficaram impressionados com algumas cenas chocantes que viram durante suas viagens. Charles ficou chocado com a situação social dos nativos da Austrália e Nova Zelândia, transformados em escravos pelos próprios colonizadores europeus.

E Robert, com as condições sociais da Índia, tendo sentido, em primeira mão, a grande necessidade de médicos no Oriente. Ambos se casaram em 1838, aos vinte e nove anos; Charles, com sua prima, Emma Wedgwood, e Robert, com Margareth Crawford.

Não obstante essas coincidências, os dois britânicos eram religiosamente diferentes. Depois de abandonar o curso de medicina (tinha pavor das cirurgias), Charles matriculou-se na Universidade de Cambridge para estudar a Bíblia e se tornar um clérigo (1828). Nesta ocasião, ele professava sua crença na verdade absoluta e literal das Escrituras Sagradas. Já Robert, conquanto a família desejasse muito que ele estudasse teologia e se tornasse um pastor, foi se desfazendo da bagagem religiosa recebida no lar. Tornando se crescentemente incrédulo e agnóstico, passou a ter aversão às leis do Criador, o que o deixava mais em liberdade para satisfazer os desejos que lhe viessem ao coração, sem temer as conseqüências e penalidades.

Aconteceu, porém, que os dois moços experimentaram significativas mudanças religiosas na década de 1830, durante os seus vinte e poucos anos. Charles desistiu da carreira eclesiástica, formou-se em artes e tornou-se agnóstico. Robert renunciou a sua incredulidade e passou a ter profundo respeito por Deus. O que levou Charles a abandonar sua fé foram suas pesquisas científicas.

O que levou Robert a abraçar a fé foi o estudo das Escrituras, contando com o decisivo testemunho e influência de uma paciente cristã, que enfrentou grandes sofrimentos com serenidade e fé. A partir dessas diferentes experiências revolucionárias, Charles e Robert tornaram-se notáveis, cada um em sua área. O primeiro tornou-se cientista. O segundo tornou-se médico missionário. O trabalho de Charles levou muita gente a desacreditar da autoridade das Sagradas Escrituras. O trabalho de Robert levou muita gente a amar a Bíblia e a praticá-la como sua norma de fé e conduta. No ano de 1839, quando ambos estavam com trinta anos, Charles publicou o seu primeiro livro/relatório de pesquisas em história natural e geologia (fruto de sua viagem ao redor do mundo), e Robert foi ordenado pastor presbiteriano em Londres.

Charles se dedicou à pesquisa e aos seus livros, quase todo o tempo. Era extremamente apegado à esposa e aos filhos. Depois de sua conversão, Robert estudou teologia e se tornou missionário médico na Ilha de Madeira (1838-46) e no Brasil (1855- 76). Casado duas vezes, nunca teve filhos. Charles morreu em abril de 1882, com a idade de 73 anos. Robert morreu 6 anos depois, em janeiro de 1888, com 79 anos. O primeiro está sepultado na Abadia de Westminster, em Londres, e o segundo, num modesto cemitério em Edimburgo.

O nome completo do naturalista é Charles Robert Darwin (1809- 1882). O nome completo do missionário médico é Robert Reid Kalley (1809-1888). O primeiro é mais conhecido por sua teoria da evolução, que causou uma revolução na ciência biológica, mediante a publicação de seu mais importante livro sobre a origem das espécies por meio da seleção natural. O segundo é mais conhecido por ser um missionário protestante pioneiro, de cujo trabalho originaram-se importantes denominações evangélicas de língua portuguesa, tais como a Igreja Presbiteriana de Portugal, a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil e aIgreja Cristã Evangélica do Brasil. Segundo testemunhos de pessoas mais próximas, Charles Darwin nunca teria se livrado de certos conflitos íntimos, mesmo com a leitura da Bíblia e as orações de sua esposa, que era cristã.



Extraído do site: www.editorafiel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário