PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Terra de Gigantes.


O personagem do Antigo Testamento mais citado, conhecido, lembrado e admirado em toda história deve ser Davi. Sua poesia tem marcado a história da igreja; sua sinceridade diante de Deus ao tratar o pecado; sua honra e sua coragem ao enfrentar todas as batalhas e vencer; sua humildade em respeitar um líder que não merecia o respeito.
Talvez, a história mais conhecida dele seja a sua batalha contra o gigante Golias. Talvez tenha sido também a mais importante, pois foi a partir daí que tornou-se conhecido e respeitado. Mas, antes disso, uma palavra poderia resumir a história do jovem Davi: desacreditado!
Soa até estranho pensar nisso, mas é a verdade. Todos estavam no campo de batalha aguardando o momento de enfrentamento dos exércitos, e Davi estava na sua casa cuidando das ovelhas. Ele só foi para o lugar da guerra porque seu pai pediu que ele levasse comida e trouxesse notícias de seus irmãos, ou seja, para o seu pai, Jessé, enquanto os irmãos de Davi eram soldados e guerreiros de Israel, Davi não passava de um marmiteiro e mensageiro (1 Sm 17.17-18). Ao chegar ao campo de batalha e se inteirar da humilhação que Israel estava passando todos os dias, seu irmão o encontra por ali e faz uma colocação que denota o seu descrédito: o que você está fazendo aqui, Davi! Vai cuidar das ovelhas, ô curioso (1 Sm 17.28)! Quando se apresentou diante do rei Saul, o mesmo não acreditou muito no potencial do garoto, apesar de sua coragem, e ofereceu a sua própria armadura para que Davi usasse, sem contudo, crer que este poderia fazer qualquer bem para a nação israelita (1 Sm 17.33, 38-39). E, por fim, quando o próprio Golias se deparou com Davi, riu-se, desprezou-o e provocou: será que eu sou algum vira-lata para vocês me atacarem com pedaço de pau (1 Sm 17.42-43)?
Ninguém acreditava em Davi. Ninguém reconhecia que ele poderia ser um herói, fazer a diferença, dar um novo rumo para a história do seu povo. Ele era apenas um menino de boa aparência. Guerreiros respeitáveis não têm boa aparência, pelo contrário, quanto mais feio, melhor! Seu pai, seus irmãos, seu rei, seu inimigo não deram nenhum crédito a Davi, e este poderia ser o rótulo da sua identidade, da sua marca, por toda a sua vida.
Mas uma coisa aconteceu antes de tudo isso, e fez toda a diferença. Antes do desprezo de todos, Davi recebeu uma confirmação de seu valor e seu crédito. Samuel procurou a família de Jessé para escolher o novo rei, um rei não eleito pela aparência, como Saul, mas pelo coração, segundo o olhar de Deus. E Davi foi ungido. Ele foi escolhido pelo próprio Deus para fazer diferença na história do seu povo!
Esta convicção dada por Deus através de Samuel mudou completamente uma história de descrédito para algo relevante, valoroso, poderoso. Este fato fez toda a diferença, pois Davi enfrentou todas as tendências contrárias e não se abateu; não se deixou influenciar pelos pensamentos negativos a seu respeito; não tentou provar nada pra ninguém. Davi mostrou que ele era o gigante, pois Deus estava com ele. Essa era a sua marca, essa era a sua identidade.
O motivo de orgulho dos filisteus tornou-se sua maior vergonha porque um garoto desprezado por todos acreditou que a presença de Deus faria toda a diferença na sua vida – e fez. Com um golpe certeiro o derrubou e, sem perder tempo, arrancou a sua cabeça. Não quis a glória pra si, não esnobou aqueles que não acreditaram nele. Simplesmente defendeu com ousadia e coragem a identidade dada por Deus. Garoto ungido, homem de valor.
Vivemos um tempo em que a juventude anda desacreditada. Mesmo com as inovações tecnológicas e milhões de dólares movimentados pela juventude de todo mundo. Ninguém bota fé no que eles podem produzir de benefício para a humanidade, mas só se interessam naquilo que eles podem consumir! Descrédito dos pais, dos familiares, dos líderes (até religiosos), e dos inimigos gigantes.
Davi, ungido, creu no chamado de Deus e pela intimidade com o Senhor foi ousado e forte. Uma geração que se levanta com as mesmas marcas pode ir contra todas as tendências e influências e marcar a história porque Deus acredita no potencial transformador que esta geração tem. Creia no chamado de Deus, busque a intimidade com Deus e, como o pequeno Davi, mostre quem realmente é o gigante!
Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado… (Atos 13.36)
_______________
Rodolfo Gois é diretor pastoral do TeenStreet Brasil e pastor da IPIB de Maringá, PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário