PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quem é Jesus para Você?

Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou: — Quem o povo diz que eu sou? Eles responderam: — Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou. — E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus. Pedro respondeu: — O Messias que Deus enviou. Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou: — O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado. Depois disse a todos: — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído? Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Eu afirmo a vocês que estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de ver o Reino de Deus.
Lucas 9.18-27


Quem é Jesus para você? Confesso que nunca gostei das perguntas que terminam em “para você”. Especialmente quando se trata da Bíblia. Afinal, que importa que significa “para você”? Não é mais importante que significa ponto final? Ou seja, a pergunta histórica sempre me parece mais importante que a pergunta existencial. A verdade que existe de facto é mais importante que a verdade que “existe” na minha cabeça (e talvez em mais nenhum outro lugar!). Entretanto, na passagem acima, Jesus faz a pergunta existencial… eventualmente.
Primeiro, ele faz a pergunta histórica: “Quem o povo diz que sou?” E a resposta vem em termos históricos (e bem plausíveis dentro daquele contexto): João Batista (o mais notório profeta da atualidade), Elias (o mais notório profeta da história), ou um dos profetas antigos que ressuscitou (e não um profeta qualquer!). Ou seja, certamente Jesus era alguém grande. Foi então que Jesus perguntou aos seus discípulos quem eles diziam que ele era. Claro que a pergunta histórica era importante. Claro que importava que ele era, de fato. Mas mais importante ainda era a disposição dos seus discípulos agir e se comprometer a partir das suas conclusões.
Geralmente os comentaristas reparam a resposta de Pedro (o Messias que Deus enviou) mas não a resposta do próprio Jesus (O Filho do Homem que sofrerá muito). Talvez isso seja porque hoje nós atribuímos ao termo “messias” um gama todo de conotações que em retrospectiva atribuimos a Jesus: Filho de Deus, divino, próprio Deus, etc. Mas na época de Jesus, “messias” significava simplesmente “ungido” e muitas pessoas poderiam ser unigidas: sacerdotes, profetas, etc. Se bem que “o Messias que Deus enviou” provavelmente se referia àquela pessoa na linhagem de Davi que Deus enviaria para tirar Israel definitivamente da sua escravidão. Mesmo assim, era uma referência a um ser humano, diferente do Filho do Homem.
Isto cria certa confusão hoje em dia porque “Filho de Deus” parece se referir a uma pessoa divina enquanto “Filho do Homem” parece se referi a uma pessoa humana. Mas no Antigo Testamento era exatamente o contrário. O “Filho de Deus” se referia ao prometido descendente (humano) de Davi enquanto “o Filho do Homem” à figura sobrenatural que acompanhava o Ancião de Dias em Daniel e reinará sobre as nações (Dn 7.13-14). Mais um detalhe: a linguagem sobre o Filho do Homem não cruzava no Antigo Testamento com a linguagem e as passagens que falavam do messias, do Filho de Deus ou do Servo Sofredor (Isaías 53). Entretanto, Jesus radicalmente fez esta associação com o último, o Servo sofredor, ao dizer, “o Filho do Homem terá de sofrer muito…” E aí a gente percebe a importância da “pergunta existencial”…
Pois seguir Jesus não é questão de simplesmente afirmar que ele é quem através de quem Deus cumprirá as suas promessas. Se bem que isto já é grande afirmação! Mas é mais que isto. É entender a maneira pelo qual ele “conquistou o mundo”, por meio do sofrimento. E por derivação, como Jesus próprio avisa, a maneira que os seus seguidores terão que seguir no mesmo caminho, o caminho de sofrimento. Pois assim os seus propósitos se completarão na nossa história e no nosso mundo.
E então… quem é Jesus para você?

Escrito por: Timóteo Carriker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário