PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

sábado, 10 de novembro de 2012

A Queda de Jerusalém.


Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! Lamentações 1.1

As reformas realizadas pelo rei Ezequias e pelo rei Josias não produziram mudanças nem radicais nem duradouras. Jeremias continuava se queixando de que o povo não ouvia a sua voz, preferindo seguir “o raciocínio rebelde dos seus corações maus” (Jr 7.24). O rei Jeoaquim, um dos filhos de Josias, rapidamente desfez a boa obra de seu pai. Construiu um luxuoso palácio para si abusando do trabalho escravo (Jr 22.13-17), e quando foi levado ao palácio um rolo com as palavras de Jeremias para que fosse lido diante dele, ele o cortou e atirou os pedaços num braseiro (Jr 36.21-23).

Enquanto isso, o poderoso império assírio chegava ao fim, com a queda de sua capital, Nínive, nas mãos dos babilônios em 612 a.C. Nabucodonosor, rei da Babilônia, indicou Zedequias, irmão de Jeoaquim, para sucedê-lo no trono de Judá. O novo rei, no entanto, era fraco e indeciso, e “não se humilhou diante do profeta Jeremias, que lhe falava como porta-voz do Senhor” (2Cr 36.12). Ignorando o conselho de Jeremias, ele se rebelou abertamente contra a Babilônia, e como conseqüência, o exército babilônico cercou Jerusalém. A fome se tornou insuportável e em 587-586 a.C. a cidade caiu. Seus muros foram derrubados e transformados em entulho, o majestoso templo de Salomão foi queimado e reduzido a cinzas, e o povo foi levado cativo.

É difícil para nós entender o trauma sofrido pelo povo de Deus com a perda de sua cidade santa e de seu santo templo, o centro da vida da nação. Teria Deus abandonado seu povo? Pela leitura do livro de Lamentações podemos entender um pouco o desespero que tomou conta do povo. Ainda assim, alguns remanescentes piedosos não se desesperaram, antes confiaram em Deus e no caráter imutável de sua aliança:

Todavia, lembro-me
também do que pode me dar esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade.
Lamentações 3.21-23

Leitura recomendada: Lamentações 1.1, 6, 12

>>> Retirado de A Bíblia Toda, O Ano Todo (Editora Ultimato 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário