PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

domingo, 16 de setembro de 2012

Levi, um Modelo de Homem de Deus!


Um sacerdote deve ensinar a verdade ao seu povo,
 caso contrário, o povo inventará sua própria verdade. 

Em uma época em que se profanava a santidade de Deus, em que o culto ao Eterno não era levado a sério, quando se oferecia oferta a Deus de forma desonrosa, quando a adoração ao Senhor não era prioridade em que a melhor a fazer seria fechar as portas do templo com tranca, o Eterno menciona um homem, um sacerdote, seu nome era Levi.
O livro do profeta Malaquias é muito atual. Certamente esta seja uma das características de que a Bíblia é a Palavra de Deus. O tempo passa, mas ela permanece. Geralmente nos momentos de calmaria em nossa vida tendemos a relativizar as prioridades e práticas devocionais referentes ao nosso relacionamento com Deus. Passamos a preocupar muito conosco mesmo, supervalorizamos nossos desejos como se Deus, o Eterno, fosse alheio à nossa existência. O profeta Malaquias, como boca de Deus, teve que denunciar estas coisas. Fazendo jus ao significado do seu nome, “meu mensageiro”, o projeta exortou severamente o povo.
Deus usou o profeta Malaquias para evocar um modelo de sacerdote para que servisse de referencial para aqueles homens que desdenhavam do ofício. Deus evocou Levi. As características mencionadas por Deus se referindo a este sacerdote nos leva à reflexão mais profunda. Deus havia feito uma aliança com Levi e tinha interesse em revitalizar esta aliança. O projeta nos faz entender que Levi honrou a aliança feita. Talvez este princípio seja um dos mais desprezado em nossos dias como o era na época do profeta Malaquias. Honrar aliança não é algo importante atualmente. Talvez porque a aliança subtende compromisso das partes envolvidas. Um relacionamento interpessoal exige fidelidade, compromisso, cumplicidade e amor. Como sacerdote Levi honrou a aliança feita com Deus, pois entendia que o propósito era vida e paz. Aliança honrada produz vida e paz. Não é possível ser verdadeiramente feliz sem honrar as alianças feitas. Esta é a principal razão da infelicidade humana. Deus lembrou ao profeta Malaquias para que este, por sua vez, lembrasse ao povo que Levi viveu com reverencia e temor diante Dele. Não há apenas uma falta de respeito dos filhos para com seus pais ou, com os mais velhos, como deveria ser. Há em nossos dias, principalmente por parte da religião, uma falta de reverência para com Deus sem procedência. As pessoas não têm reverência para com Deus, não O tratam como o devido respeito. Deus é para muitos um “cara” o “homem lá de cima” ou coisa do gênero. O temor do Senhor não é medo de Deus, pois, o medo faz com que nos afastemos de algo. Mas, o temor de Deus, faz com que dEle queiramos nos aproximar. Deus, falando ainda sobre Levi, disse que ele ensinou a verdade e não mentiu. Um sacerdote deve ensinar a verdade ao seu povo, caso contrário, o povo inventará sua própria verdade. As pessoas olham para os sacerdotes e esperam orientação. O sacerdote é um mensageiro de Deus e se ele não ensina a verdade, grande confusão predominará. A verdade de Deus deve ser anunciada de forma imparcial, sem bairrismo denominacional e sem protecionismo religioso. Verdade é verdade para todos!
Levi também andou com Deus em paz e retidão, protegeu muitos, impedindo que caíssem na valeta, e assim os manteve na estrada. Semelhantemente aos dias do profeta Malaquias, muitos sacerdotes perderam o referencial, não desfrutam da paz de Deus e, consequentemente, não podem proteger os outros como é próprio de um sacerdote fiel. Por conta disso muitos saem do caminho, não têm como se manter na estrada. Alguns que nesta estrada já trilhavam há muitos anos, hoje se encontram bem longe do caminho.
Nesta época em que se profanava a santidade de Deus, em que o culto ao Eterno não é levado à série como deveria, carecemos de referenciais, modelos, arquétipos sacerdotais. Precisamos de graça para imitá-los a fim de que a porta do templo se mantenha aberta e no seu interior a adoração aceitável pelo Eterno.

Escrito por: Ricardo Mota
Extraído de: http://www.ipb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário