PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

domingo, 28 de outubro de 2012

A Necessidade e o Desejo.


O filósofo francês Paul Ricoeur chamou-os de mestres da suspeita. Eles tinham em comum uma análise muito crítica da religião; viam Deus como uma necessidade criada por nós, e não como um ser pré-existente, a partir do qual tudo se fez. Cada um ao seu modo, eles previam a emancipação da raça humana a tal ponto que cada indivíduo tornar-se-ia autônomo! Marx via na revolução social uma promotora de radical igualdade. Seria a libertação desta idéia de Deus, gestada justamente por um proletariado socialmente carente de algo capaz de lhes dar aquilo o que a realidade lhes negava. Já Freud entendia a maturidade psíquica como o elemento-chave para a superação desta infantil necessidade de um Pai divino. Por sua vez, Nietzsche enfatizava o fato de assumirmos plenamente a nossa humanidade, tomando as rédeas de nosso próprio destino. Assim, haveria super-homens, livres desta primitiva necessidade do divino.
Obviamente, não concordo com as suspeitas desses mestres. Porém, algumas vezes, sou tentando a encontrar uma dose de razão em suas afirmações. Isto porque já vi pobres piedosos perdendo sua devoção a Deus na mesma medida que subiam de classe social; vi também desempregados numa busca frenética pelo socorro do Senhor, mas que, uma vez colocados no mercado, tornaram-se pessoas tão ocupadas que suas agendas não têm mais espaço para alimentar a busca de outrora; e presenciei a experiência de gente que, quando emocionalmente carentes, mergulharam numa forte dedicação espiritual – porém, depois de se “resolverem” afetivamente, afastaram-se de Deus. Isso, sem falar naqueles decepcionados com a “incapacidade” divina de resolver suas complicadas vidas, que melhoraram quando eles mesmos resolveram assumir o controle.
Infelizmente, os mestres estão certos quando afirmaram que por trás da nossa relação com Deus reside, sim, uma necessidade de criá-lo à nossa imagem e semelhança. A honestidade comigo mesmo me impõe o dever de reconhecer uma tendência de tratar a Deus como uma necessidade. A consequência natural disso é transformá-lo em um mero provedor das nossas demandas – como o entregador de pizza que, uma vez atendido nosso pedido, pode ser dispensado. Acontece que, na intimidade relacional de Jesus com o Pai, aprendemos definitivamente que Deus deve ser o sujeito do nosso desejo, e não o objeto de nossa necessidade. Em Jesus, Deus que se revela no Antigo Testamento como Javé, o intocável e inatingível; mais tarde, é renomeado e chamado de Abba. De Todo-poderoso a paizinho querido; de Senhor inalcançável a cúmplice mais presente na nossa existência.
O desejo, como sabemos, está para além da mera necessidade. No desejo, há o prazer do encontro com o desejado. Eis a razão pela qual Deus se apresenta a nós como aquele que nos quer seduzir o coração, e não como alguém a satisfazer nossas necessidades.  Quando se fez humano em Jesus de Nazaré, o Criador quis se aproximar de nós, pois sabia que o primeiro passo da conquista é a aproximação do ser amado. Ele quer quebrar nossas resistências, nossa natural alienação, e anseia por ver nosso coração tomado por sua doçura. Quando ouvimos e atendemos seu suave chamado, ele entra para cear conosco. Olha para dentro de nós e vê o que não somos capazes de enxergar em nós mesmos: nosso caos interior, as manchas profundas do pecado em nossa alma. E, apesar disso, não nos rejeita! Quando então, rendidos por seu amor, abandonamos as fronteiras do nosso egoísmo e nos entregamos em seus braços, nasce desse encontro uma relação de amor e amizade alicerçada no desejo mútuo de estar juntos.
Se continuarmos pensando a nossa relação com Deus em termos de necessidade, e não de desejo, terminaremos por ter que nos render ao fúnebre diagnóstico dos mestres da suspeita. Mas, quando nós o desejamos mesmo que nossas necessidades não sejam atendidas, então se cumpre aquilo que tão bem descreveu a teóloga cristã Maria Clara Bingmemer: “O que é certo é que homens e mulheres de hoje, como os de todo tempo, continuam a experimentar o drama de sentir-se limitados e frágeis e, no entanto, feitos para a união com aquele que não tem limites.  E, no fundo mais profundo de si próprios, se percebem habitados pelo desejo ardente e incontrolável  de entrar em comunhão com esta incompreensível realidade que se chama sagrado – a qual, devido ao fato de ser incompreensível, não é sentida como menos real (...)  O amor passa, então, a governar suas vidas e a transformá-las segundo a inexorabilidade e a radicalidade de sua vontade”.

Escrito por: Eduardo Rosa
Extraído de: www.cristianismohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário