PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

terça-feira, 23 de outubro de 2012

No Volume Mais Alto.

Então alguns mestres da Lei [...] se levantaram e protestaram. (23.9b)

A Bíblia fala tanto em gritaria que se poderia escrever uma teologia do grito. Todos gritam: o homem e a mulher, o crente e o não-crente, os anjos e os demônios, o indivíduo e a multidão, os atalaias e os profetas. Até a sabedoria grita: “A sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos; está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando: ‘Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra’” (Pv 8.2-3). Até Jesus grita: “Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: “Eli, Eli, lamá sabactani” (Mt 27.46). O último som saído da boca do Senhor foi um grito: “Aí Jesus deu outro grito e morreu” (Mt 27.50).

A Bíblia menciona até a altura dos gritos. Depois de rodear a cidade de Jericó por sete dias e depois das seis voltas do último dia, Josué, os sacerdotes e o povo gritaram com toda a força e as muralhas da cidade caíram (Js 6.20). Mentindo ao seu marido a respeito de José, a mulher de Potifar disse-lhe: “Ele entrou no meu quarto e quis ter relações comigo, mas eu gritei o mais alto que pude” (Gn 39.14). Pouco antes da invasão da Babilônia, o povo de Israel recebeu a seguinte ordem: “Gritem bem alto e bem claro” (Js 4.5). Depois de ver “as coisas nojentas que o povo de Israel estava fazendo”, o próprio profeta Ezequiel registra: “Aí ouvi o Senhor dizer em voz bem alta...” (Ez 9.1).


O comandante e Paulo devem ter ficado impressionados com o que viram e ouviram durante a reunião extraordinária do Sinédrio. Numa única sala do templo, algumas dezenas de saduceus e fariseus gritavam cada vez mais alto uns com os outros por causa da ressurreição dos mortos, graças à provocação de Paulo.

Retirado de Refeições Diárias — No partir do pão e na oração (Editora Ultimato 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário