PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

domingo, 7 de outubro de 2012

O meu porquinho aleijado.


Passei toda minha infância no campo, criando animais como cabritos, aves e porcos. Lembro-me de uma leitoa que gostava de furar a cerca do chiqueiro e invadir as plantações dos nossos vizinhos com seus filhotes. Um dia, um agricultor ficou enfurecido ao ver sua plantação destruída e atacou o animal e seus porquinhos com uma foice. Um dos golpes atingiu em cheio a perna traseira de um deles, justamente o malhado que meu pai tinha escolhido para ser meu presente. Quando vi o bichinho ensanguentado  com a pata mutilada, gritei desesperada. Mas meu pai era um camponês muito habilidoso no trato dos animais e conseguiu salvar o porquinho – ele ficou sem parte da uma pata, mas conseguia caminhar com as outras três e fazia tudo que os outros faziam.
Este episódio singelo ilustra bem a forma como lidamos com aquilo que não recebemos ou que nos foi tirado, e também quando dizemos não para algo que desejamos, mas que contraria nossas crenças e valores. E um dos sinais de maturidade – tanto emocional quanto espiritual – de uma pessoa é sua capacidade de superação diante de alguma perda ou de alguma coisa que lhe falta. A incapacidade de ficar sem algo desejável começou no Éden. Lá, Deus deu ao homem e à mulher o usufruto de todo o jardim, com exceção do fruto de uma árvore. O primeiro casal tinha toda a Criação à disposição, mas pôs o foco de seu desejo justamente na árvore proibida. E por isso foi tão fácil para a serpente convencer Eva a transgredir a ordem divina.
Desejos e carências podem ocorrer em diversas situações ou momentos da vida. Atualmente, acredita-se que há necessidades não supridas desde o ventre materno. Assim, sentimentos doloridos ou prazerosos da mãe poderiam afetar o bebê, mesmo que ele ainda seja um feto. Após o nascimento, a criança também está sujeita a uma enorme gama de carências – alguns não serão amados suficientemente; outros não serão aceitos. E desta forma, muitos chegarão à vida adulta com lacunas impossíveis de serem reparadas, simplesmente porque não há como voltar na história. É como a perna aleijada do porquinho: ela existia e até podia ser utilizada, mas sempre seria deficiente.
No decorrer da vida, estamos sujeitos a perdas, acidentes e reviravoltas que podem nos mutilar material, física ou emocionalmente. Às vezes somos lesados nos relacionamentos – é um cônjuge que escolhe alguém mais atraente e mais jovem; é um filho que passa meses e meses sem dar notícias; é uma traição na amizade em que tanta confiança se tinha; e é a tragédia, como a morte prematura que nos arranca uma pessoa querida antes da hora. A má notícia é que muitos, diante do horror da dor e da falta, preferem se desconectar da realidade. Desta forma, nunca experimentarão a integração destas vivências em suas vidas. Lembro-me de um jovem que disse: “Eu sofria muito por não me sentir amado pelo meu pai; então, me anestesiei, excluindo algo de mim junto com essa dor . Hoje, quero acessar partes que são minhas e não consigo.” Felizmente, este jovem buscou ajuda e pôde integrar em si mesmo sua própria história. Ele entendeu que, mesmo não tendo sido amado e compreendido pelo pai, poderia, ao longo da vida, amar e aceitar o amor de outros em toda sua plenitude.
Já a boa nova é que as pessoas que têm coragem de assumir suas carências e mazelas passarão pelo desconforto dos próprios aleijões, mas poderão redefinir a própria vida de forma amorosa e completa. Como cristã, acredito que o Calvário é um bom lugar para irmos com tudo que nos falta. Ao nos aproximarmos do Salvador sob o peso de nossas fragilidades, contemplaremos um Cristo que foi injustiçado e defraudado, de quem quase tudo foi tirado. Só lhe restou, naquele momento, forças para bradar em alto e bom som todo seu desamparo. No Calvário, encontramos Cristo sacrificado, humano como nós, e que pode caminhar conosco aliviando a dor daquilo que nos falta. E pela sua ressurreição nos dá satisfação plena.
Aprender a caminhar sem negar e conviver com as próprias carências é necessário para que sejamos mais amorosos e compassivos com aqueles que sofrem por não receberem o essencial para a vida. Quem consegue conviver com alguma necessidade não suprida terá mais recursos para desfrutar do que lhe está disponível e administrar os desejos egoístas, como a busca desenfreada por prazer, poder e satisfação. Desta forma, sem negar os desejos, é possível destroná-los, subsistir numa eventual falta e ainda escolher a ação que menos danos trará às pessoas que estão à volta.
A proposta do Cristianismo é que não neguemos os desejos, mas que os tenhamos sob controle, mesmo que isso signifique a carência de algo tido como importante. Quando Jesus alertou seus seguidores acerca da necessidade de dominar o pecado, ele o faz usando como  simbologia o corpo – segundo o Mestre, é melhor entrar no Reino dos Céus sem um olho ou uma perna do que ficar inteiro e se perder.

Escrito por: Esther Carrenho
Extraído de: www.cristianismohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário