PALAVRAS DE VIDA:

"Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!." 1 Pedro 4:10

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Inclina o Ouvido.


Duas abordagens de Provérbios 22:17-19

17 Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. 18 Porque é coisa agradável os guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. 19 Para que a tua confiança esteja no SENHOR, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo.

Interpretação por inversão
19 De onde vem a confiança? De uma relação que, mediante provas, se torna confiável; na qual se é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto. Sem provas de confiabilidade, não será boa a confiança.
Então, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo:
17 Inclina o ouvido =>ouve sabedoria =>aplica o coração em mim;
18 guarda tudo no coração =>então, aplica aos lábios =>e dize, tu também, palavras confiáveis (de sabedoria).

Interpretação por comentário
17 Inclina o ouvido (porque só o faz quem quer ouvir), e ouve as palavras dos sábios (ensino de quem pouco fala para muito dizer, porque sabe que falar é prata, mas calar é ouro), e aplica o coração ao meu conhecimento (pois quase sem palavras eu me revelo aos corações atentos).
18 Porque é coisa agradável os guardares (o meu conhecimento e o ensino dos sábios, pois dizem de mim) no teu coração (sim, na sala dos teus tesouros, na fonte de tuas águas) e os aplicares todos aos teus lábios (para então falares do que tens ouvido; dos teus tesouros, e serás agradável, pois teu coração terá aprendido a ouvir as palavras que não se dizem, a linguagem dos silêncios e os caminhos do coração).
19 Para que a tua confiança esteja no Senhor (e, ao prová-lo, te tornes confiante e, mediante provas, confiável), quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo (: inclina o ouvido, filho meu, como quem inclina o coração, e te revelarei o meu conhecimento. Então, dele tu falarás a teus filhos, ainda que sem palavras).


Escrito por: Rubem Amorese.
Extraído de: www.ultimato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário